Seja bem vindo ao nosso site interhits.com.br interhits.com.br!

Buscar  
Brasil

Convale defende que nova forma de cálculo é mais justa que a anterior

Publicada em 07/01/2023 às 14:25h - 44 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Convale defende que nova forma de cálculo é mais justa que a anterior

Responsável pela concessão do gerenciamento regional do lixo, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale) defende que a nova forma de cálculo para custear a coleta de lixo é mais justa do que a anterior.

Em nota distribuída à imprensa, o presidente do consórcio, Renato Soares de Freitas, manifesta que o modelo desenvolvido para cobrança foi resultado de longo e transparente trabalho, que contou com ampla participação de toda a sociedade e se estendeu por dois anos para equalizar questões jurídicas, ambientais e sociais.

O representante do Convale argumenta que a relação existente entre o volume de água consumido e a quantidade de resíduo gerado é muito mais consistente para o cálculo do custeio da coleta de lixo do que a simples medição de área ou de testada de um imóvel.

Conforme a nota, as medidas de um terreno não guardam necessariamente relação com a quantidade de pessoas que habitam no local e geram resíduos. Já o volume de água consumido ou do esgoto gerado é um indicativo bem mais consistente da geração de resíduo em uma determinada unidade consumidora.

No texto, Soares ainda defende que o modelo com base no volume de água consumido aumenta a quantidade de usuários pagantes e reduz o valor a ser cobrado de cada unidade residencial. O texto também posiciona que o cidadão pagará somente pela parcela do serviço que utilizar.

Outra vantagem citada pelo órgão é a redução da inadimplência, pois a cobrança conjunta com o IPTU possui uma inadimplência em torno de 30% e espera-se que o percentual de devedores se estabilize em torno de 9% a partir do novo modelo. Com isso, o texto aponta que haverá economia para todos os municípios participantes: “os recursos públicos antes utilizados para cobrir o déficit fiscal entre arrecadação das taxas e o custeio dos serviços deixarão de ser empenhados”.

Além disso, o consórcio pondera que, no caso de concessão comum, a cobrança do valor para custeio do serviço prestado não pode ser via taxa. “A cobrança via taxa imporia a implantação de uma PPP [Parceria Público-Privada], fato que comprometeria a viabilidade do projeto, tendo em vista a exigência de garantias a serem apresentadas pelos municípios, o comprometimento de boa parte do limite legal de 5% da Receita Corrente Líquida, a ser destinado para PPPs. Nesta hipótese, o déficit fiscal permaneceria sem solução, uma vez que cobranças de taxas via IPTU são reconhecidamente ineficientes”, continua o texto.

Na nota, o presidente do Convale ainda posiciona que a concentração de toda a receita da concessionária em única taxa eleva consideravelmente a percepção de risco do mercado, já que qualquer problema de pagamento levaria à interrupção da receita e comprometeria o fluxo de caixa da concessionária. “Tais fatores levariam a um valor de tarifa mais elevado do que aquele que se obteve na licitação ocorrida em abril de 2022”, alega.

Diante das dúvidas, o líder do consórcio informou que uma reunião presencial em Uberaba será agendada no começo de fevereiro para esclarecimentos sobre o projeto e também dos próximos passos para consolidar a concessão.










WhatsApp (34) 3322-0887
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Videos
Gusttavo Lima - Termina Comigo Antes
Raffa Torres - Ferra Minha Vida
21/04/21Post Malone - Goodbyes ft. Young Thug
Publicidade Lateral
STTILLUS 4
VIP
ART
ZEMA
SICOOB
HILDO
ERICA SENE
CONCEITO
PREFEITURA CF
CAMARA
Notícias Atualizadas
WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos na próxima segunda; saiba se o seu modelo será afetado
Tiroteio e carros na contramão: polícia busca suspeitos de tentativa de homicídio em túnel de Porto Alegre, diz delegado
Estatísticas

Visitas: 728994

Parceiros
XAVIERZEMACAMARAHILDOERICA SENESICOOB

Copyright (c) 2025 - interhits.com.br - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD