Prefeitura de Uberaba confirma início de fiscalização de trânsito por videomonitoramento a partir desta sexta-feira (1º de julho). Em nota, o governo municipal reforçou que as 120 câmeras espalhadas pela cidade começarão a ser usadas para identificar motoristas e motociclistas que cometerem infrações diversas. Neste primeiro momento, apenas o excesso de velocidade não será apurado.
Segundo o texto, o uso dos dispositivos eletrônicos para fiscalização foi autorizado pelo Código Nacional de Trânsito (Contran) em Resolução publicada no dia 1º de abril. Com o respaldo, a Prefeitura deu início aos preparativos para começar a usar as câmeras. Todas as vias foram sinalizadas e os agentes que farão a fiscalização foram treinados durante o mês de junho.
No comunicado, a Prefeitura informa que a fiscalização eletrônica visa reduzir o número de atropelamentos e acidentes na interseção semafórica, o número de veículos que desrespeitam a sinalização, o número de acidentes em pontos de grande incidência, bem como flagrar infrações de parada sobre a faixa de pedestres, avanço de sinal e uso do celular ao volante, entre outras ocorrências.
O funcionamento das câmeras não é igual ao dos radares, que faziam a autuação automaticamente. No caso das câmeras, os agentes utilizarão as imagens captadas nas vias para fazer a fiscalização. Se o agente visualizar a infração, caberá a ele registrar a ocorrência e proceder com a notificação.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Glorivan Bernardes, apesar do uso para a fiscalização de trânsito, o videomonitoramento não deixará de ser usado para a função inicial de prevenção de crimes. “Vamos manter o trabalho de prevenção e adicionar a questão do trânsito, que também envolve a segurança da população, só que em situações diferentes”, justifica.
Visitas: 729003