A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) atualizou, nesta quarta-feira (9), o número total de detentos infectados pela Covid-19 na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. . Todavia, o órgão informa que nenhum deles apresenta quadro grave. Eles estão isolados em alas separadas e passam por atendimento médico. , agora são 22 presos infectados na unidade
Visitas. Nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) seguem as orientações do Plano Minas Consciente, do Governo Estadual, de acordo com a classificação de cada região. Conforme a regulação, quando houver declaração de surto na unidade prisional pelo órgão de Saúde do município, as visitas devem ser suspensas.
Vacinação. A Secretaria de Estado informou que todos os detentos estão vacinados com as doses originais e de reforço contra o coronavírus.
“Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem articulado ações de vacinação da população prisional, em parceria com as unidades de saúde dos municípios, obedecendo a agenda estabelecida pelo calendário dessas regiões. Todos os contaminados com a covid-19 na unidade estão vacinados, inclusive com a dose de reforço”, diz o órgão, em nota.
A Sejusp informou, também, que três detentos de unidades prisionais do Triângulo Mineiro não retornaram de forma voluntária após a “saidinha de fim de ano” para as festas de Natal e Ano Novo.
De Uberaba são Sidmar Apolinário Rodrigues, de 35 anos e Jonata Willian Cândido, de 32 anos. Da penitenciária de Araguari está foragido Emerson Rodrigo Quintana, de 39 anos.
Visitas: 728956