Apenas um dos 26 mortos durante ação policial em Varginha, no Sul de Minas, no último domingo (31) segue sem identificação. Todos os demais já foram entregues às famílias. Segundo informou a Polícia Civil, foram realizados exames datiloscópicos pelo Instituto de Identificação da PCMG (16 laudos) e pela Polícia Federal (11).
As impressões digitais foram coletadas e comparadas com dados de um banco nacional, a fim de identificar possível correlação dos suspeitos com outros crimes previamente cometidos. As investigações também seguem analisando veículos, armas e casas usadas pelos suspeitos.
Leia também:
Dentre os investigados, 12 são de Minas Gerais, sendo seis de Uberaba e outros dois moradores de Uberaba, cinco de Goiás, dois do Distrito Federal, uma de Rondônia, duas do Maranhão, uma de São Paulo, uma do Amazonas e uma do Pará.
Veja a lista dos corpos identificado
Artur Fernando Ferreira Rodrigues, 27 anos, Uberaba (MG);
Daniel Antonio de Freitas Oliveira, 35 anos, Uberlândia (MG);
Darlan Luiz dos Santos Brelaz, 41 anos, Goiânia (GO);
Dirceu Martins Netto, 24 anos, Rio Verde (GO);
Eduardo Pereira Alves, 42 anos, Brasília (DF);
Evando José Pimenta Junior, 37 anos, Uberlândia (MG);
Francinaldo Araújo da Silva, 44 anos, Eugênio Barros (MA);
Gerônimo da Silva Sousa Filho, 28 anos, Porto Velho (RO);
Gilberto de Jesus Dias, 29 anos, Uberlândia (MG);
Giuliano Silva Lopes, 32 anos, Uberlândia (MG);
Gleisson Fernando da Silva Morais, 36 anos, Uberaba (MG);
Isaque Xavier Ribeiro, 37 anos, Gama (DF);
Itallo Dias Alves, 25 anos, Uberaba (MG);
José Filho de Jesus Silva Nepomuceno, 37 anos, Caxias (MA);
José Rodrigo Dama Alves, 33 anos, Uberlândia (MG);
Julio Cesar de Lira, 36 anos, Santos (SP);
Luiz André Felisbino, 44 anos, Ipameri (GO);
Nunis Azevedo Nascimento, 33 anos, Novo Aripuanã (AM);
Pietro Henrique Silva da Fonseca, 20 anos, Uberlândia (MG);
Raphael Gonzaga Silva, 27 anos, Uberlândia (MG);
Ricardo Gomes de Freitas, 34 anos, Uberlândia (MG);
Romerito Araujo Martins, 35 anos, Goiânia (GO);
Thalles Augusto Silva, 32 anos, Uberaba (MG);
Welington dos Santos Silva, 31 anos, Parauapebas (PA);
Zaqueu Xavier Ribeiro, 40 anos, Goiânia (GO).
A polícia ainda tem grande expectativa de identificar outros integrantes do grupo, que não estavam em Varginha, mas que estariam passando instruções, de longe, ou seja, de outra cidade ou mesmo outro estado, a partir da checagem do histórico nos celulares apreendidos na ação policial.
Em documento enviado ao Conselho Estadual de Direitos Humanos (Conedh), o Secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Grecco, afirmou que os policiais "agiram nos exatos limites da legítima defesa" em Varginha. O anúncio é em resposta à solicitação de esclarecimentos por parte do Conselho de Direitos Humanos, que pediu comprovações da alegação de legítima defesa.
Em sua resposta, Grecco pontuou que as colocações feitas pelo conselho causaram estranheza. "Causa estranheza as colocações trazidas por esse Conselho, diante da realidade deste tipo de criminalidade que está assolando o país, que ficou conhecida como Novo Cangaço, ou Domínio de Cidades", diz o documento.
"Ao contrário do que foi exposto no referido ofício, em nenhum momento foi exaltada a morte dos criminosos que, certamente, entre a madrugada do dia 1 a 2 de novembro, praticariam uma série de atrocidades na cidade de Varginha, caso a polícia não tivesse, através de sua inteligência, levantado com antecedência seu plano de dominar brutalmente o município", completa.
Visitas: 728166