Nesta terça-feira de Finados, o túmulo do médium Chico Xavier foi o mais visitado em Uberaba, seguido do taxista Alfeu Aparecido de Souza, assassinado em 1957. Os dois estão sepultados no Cemitério São João Batista.
Considerado referência nas obras de caridade e na divulgação da doutrina espírita pelo mundo, Chico Xavier morreu no dia 30 de junho de 2002. Desde então, milhares de pessoas visitam o túmulo dele e fazem orações no local todo o ano.
O segundo túmulo mais visitado é o do taxista Alfeu Aparecido de Souza. Alfeu foi brutalmente assassinado em 1957, aos 20 anos de idade. O local de sepultamento é bastante visitado por causa da época e da maneira que aconteceu o assassinato: a punhaladas, Alfeu foi morto após ter sido sequestrado, alvo de tiros e amordaçado.
A manhã do Dia de Finados começou movimentada nos três cemitérios de Uberaba. A expectativa do Governo Municipal era de que pelo menos 30 mil pessoas visitassem os túmulos dos entes queridos no feriado, mas este número pode ser superado com facilidade, de acordo com o superintendente de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Tulio Bento Vieira.
No começo do dia, Tulio conversou com a reportagem do Jornal da Manhã e declarou que as visitas começaram em ritmo acelerado, com presença ostensiva de carros, motos, pedestres e celebrações religiosas. Ele acredita que a meta de 30 mil pessoas será batida até o final do dia, tendo em vista a movimentação encontrada nas portarias.
A fiscalização nos três cemitérios está sendo feita pela Guarda Municipal, com apoio dos agentes de trânsito, que auxiliam na formação de filas, entradas e saídas de pessoas. Por enquanto, não há nenhuma intercorrência.
As celebrações religiosas também acontecem em ritmo acelerado, mas somente a Igreja Católica procurou a gestão para solicitar a manifestação. Serão realizadas cinco missas durante o dia, três no São João Batista e duas no Medalha Milagrosa.
O horário de visitação começou às 6h e termina às 18h. A chance de chuva no feriado é mínima.
Nos três cemitérios foram realizados reparos nas vias de acesso aos túmulos e nos meios-fios, limpeza contínua, com retirada de lixo e entulhos, bem como roçada no interior e no entorno dos campos santos. Os banheiros também passaram por reforma, os velórios tiveram melhorias, enquanto foi trocada também toda a iluminação, que passou a ser de lâmpadas LED.
Visitas: 728136