Policiais militares do 4ºBPM em Uberaba cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Criminal, na rua Padre Zeferino, bairro Estados Unidos, por volta das 7h30, desta quinta-feira (6). A ordem judicial foi expedida a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia e faz parte da operação “Guilda”. Ao todo foram expedidos 43 mandados, sendo que 40 só em Uberlândia e os outros três em Uberaba, Patos de Minas e Janaúba.
Em Uberaba, a ordem de busca e apreensão foi cumprida sem transtornos. O investigado não estava no imóvel. Foram apreendidos documentos diversos.
Segundo o Ministério Público Estadual, a operação “Guilda” investiga crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação e lavagem de dinheiro cometidos por proprietários de estampadoras de placas automotivas e despachantes em Uberlândia.
Segundo as investigações do Gaeco de Uberlândia, as empresas envolvidas na operação monopolizavam os serviços de emplacamento em Uberlândia e região. Além disso, foi detectado um estruturado consórcio envolvendo associações criminosas, voltado à criação de pessoas jurídicas por meio de "laranjas". O objetivo era esconder os reais proprietários das empresas e burlar os órgãos reguladores, garantindo o enriquecimento ilícito dos integrantes do consórcio criminoso.
Visitas: 728178