Denunciante que preferiu manter sua identidade em sigilo acionou a reportagem do Jornal da Manhã apontando que pessoas de outras cidades estão vindo para Uberaba para se vacinar contra a Covid-19. A informação é que essas pessoas forjam comprovantes de residência para garantirem a aplicação das doses de forma clandestina. Acionada, a Secretaria de Saúde nega conhecimento de tal prática.
Segundo o denunciante, cerca de 25% a 30% das pessoas que se vacinaram em Uberaba são de cidades vizinhas. Ele explica que essas pessoas utilizam comprovantes de endereço de outras pessoas ou até mesmo falsificam o comprovante e que por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde pede tantos documentos que comprovem que o imunizado tenha residência fixa em Uberaba.
O Jornal da Manhã procurou a Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, a pasta afirma não ter conhecimento de falsificação de comprovantes de residência.
Em nota, a instituição ainda esclarece que "denúncias a esse respeito devem ser realizadas junto à Ouvidoria da Saúde pelos telefones (34) 3331-2757 / 3331-2745 ou pelo e-mail: ouvidoria.saude@uberaba.mg.gov.br". Ainda em nota, a secretaria acrescenta que no caso de trabalhadores da Educação, que comprovem que estão dando aula em Uberaba, eles podem ser vacinados no Município, mesmo que no momento não estejam com residência fixa em Uberaba, devido à pandemia.
Atualmente, entre os documentos pedido pela Secretaria, para a vacinação, estão:
Para profissionais de saúde: declaração de registro ativo junto ao Conselho Profissional, a Carteira Profissional de Minas Gerais e o Termo de Responsabilidade preenchido e assinado, assegurando possuir vinculação ativa como trabalhador de serviço de saúde.
Para trabalhadores da educação: declaração assinada pelo diretor da instituição de ensino confirmando a vinculação da pessoa junto à escola. O modelo padrão dessa declaração está disponível no site. É também obrigatória uma cópia do holerite ou de documento similar grampeado à declaração.
Para pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas: documento comprobatório da condição de saúde da pessoa, que pode ser baixado o modelo único também no site.
Além destes, todos os cidadãos devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência de Uberaba, além da documentação comprobatória para cada categoria.
Visitas: 728188