O 7º lote de vacinas contra a Covid-19 estava previsto para chegar ontem à noite a Minas Gerais. São 303.600 doses a serem distribuídas a diversas regiões do Estado, incluindo Uberaba. De acordo com o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, deste total cerca de dez mil doses devem ser destinadas às 27 cidades da Região do Triângulo Sul. A orientação do governo do Estado é para que os municípios usem o novo lote para vacinar idosos de 75 a 79 anos. A previsão é que a nova remessa chegue às regionais de saúde a partir de quinta-feira (11).
A distribuição é feita por meio de avião, que decola de Belo Horizonte até o aeroporto de Uberlândia, onde é feito o repasse aos gestores das unidades regionais de Saúde. O superintendente Maurício Ferreira recebeu telefonema no meio da tarde, solicitando deixar a equipe de sobreaviso para a chegada das vacinas.
As doses estavam previstas para chegar por volta das 19h30 à capital mineira e, posteriormente, remetidas para o interior do Estado. Segundo informações, o imunizante a ser enviado a Uberaba é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida pelo Instituto Butantã em São Paulo. "Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, 57.151 doses serão destinadas para atender 13% deste grupo (idosos de 75 a 79 anos). Outras 80.693 serão destinadas a 30% dos idosos de 80 a 84 anos e, por fim, 6.695 para atender 1,5% dos trabalhadores de saúde", informou o governo estadual em comunicado.
Com o quantitativo aproximado de dez mil doses para a região, Uberaba deve receber em torno de mais cinco mil. Maurício Ferreira espera poder avançar na vacinação de idosos tanto na primeira quanto na segunda dose. “Hoje, a vacinação está na faixa dos 83 anos e, com essa remessa, a expectativa é chegar ao público de 70 anos”.
Enfatiza que o Estado apenas distribui o imunizante e cabe aos municípios seguir as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. Em todo o Estado, mais de 700 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O novo lote se soma às 1.813.780 vacinas já enviadas peo Ministério da Saúde ao Estado, contando os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Coronavac/Butantan. Este é o sétimo lote de vacinas que chega ao Estado.
Visitas: 728093