O governo de Minas informou que abriu investigação para apurar a perda de 229 doses de vacina contra a Covid-19 em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma possível pane elétrica em um refrigerador da policlínica da cidade levou à perda de 37% das 612 doses recebidas, segundo a prefeitura do município.
Por causa do problema, a vacinação teve que ser temporariamente suspensa na cidade.
O G1 perguntou ao governo do estado se a Secretaria de Estado de Saúde tem alguma reserva para casos como este, se há alguma recomendação a respeito do plano de vacinação quando há perda de vacinas e se o governo avalia alguma ajuda para a cidade após o incidente.
O governo não detalhou essas questões. Leia a resposta na íntegra:
"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação."
A Polícia Civil fez a perícia, nesta segunda-feira (15), de uma possível pane elétrica em um refrigerador da Policlínica de Igarapé, onde estariam armazenadas centenas de vacinas contra a Covid-19.
Segundo a prefeitura, 229 doses foram perdidas por causa do problema – ou 37% de todas as 612 que foram recebidas na cidade, em três lotes.
Igarapé já teve, até o momento, 1.300 moradores infectados com Covid-19, dos quais 25 acabaram morrendo, segundo dados do governo estadual. Ainda segundo o vacinômetro do estado, 90 pessoas foram vacinadas na cidade até esta segunda (15).
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Igarapé comunicou que houve uma pane elétrica em um dos refrigeradores de vacina da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida neste fim de semana.
Ainda de acordo com o comunicado, a secretaria esclareceu que solicitou uma avaliação das doses das vacinas para verificar se foram prejudicadas e que, enquanto isso, por precaução, foi suspensa temporariamente a vacinação contra a Covid-19.
A Polícia Civil informou que a perícia foi acionada para o local. “Neste momento, os investigadores fazem os levantamentos iniciais e outras informações serão passadas em momento oportuno”, disse a assessoria de imprensa, no início da tarde de ontem.
Visitas: 728170