A prefeitura de Boa Vista inaugurou, neste domingo (20), o Parque do Rio Branco, no Centro da capital. A construção foi entregue faltando finalizar acabamentos em uma festa sem distanciamento social e até pessoas sem máscara. As principais atrações são um mirante de 100 metros de altura e a 'Selvinha Amazônica' com oito cenários.
Nas redes sociais, ao divulgar a festa e convidar a população, a prefeita Teresa Surita (MDB) chegou a alertar sobre o uso de máscara e das medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Ela é uma das que defende publicamente os cuidados e medidas de segurança contra a Covid-19.
O Hospital Geral de Roraima, único para casos grave do coronavírus, segue pelo terceiro dia com 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. O estado registra 67.531 infectados pela doença -- 50.654 são na capital.
O Parque do Rio Branco estava em construção desde 2018. O espaço foi erguido à margens principal rio do estado, onde era o Caetano Filho, antigo "Beiral", região que alagava no período do inverno. Lá, viviam cerca de 350 famílias que foram removidas e receberam indenização pela mudança.
Imagens feitas pela Rede Amazônica na festa de inauguração, promovida pela prefeitura, mostram os visitantes passeando no local em meio a blocos de concreto destinados à construção de calçadas e outros espaços sem finalização.
O município, no entanto, afirma, por meio da assessoria, que o espaço está 100% pronto, faltando "apenas detalhes de acabamento".
“Isso aqui não é só uma obra física, é também uma obra social e é o maior legado que eu deixo para Boa Vista. Aqui era um bairro com muitos problemas de drogas, de prostituição, de alagamento, de violência. Então, estou com o sentimento de dever cumprido em poder entregar essa obra tão imponente e fazer essa transformação em Boa Vista”, disse a prefeita Teresa.
O projeto de construção do espaço foi orçado em R$ 134,4 milhões - desses, R$ 104 milhões foram repassados pelo Ministério do Turismo e o restante contrapartida do município. A prefeitura, no entanto, não informou se esse valor sofreu alguma alteração.
Na festa de inauguração, o município transformou o mirante em uma tela gigante onde foi projetado imagens, acompanhada de queima de fogos de artifício que durou cerca de 10 minutos.
Teresa inaugurou a obra ao lado do vice Arthur Henrique (MDB), que a partir de 2021 assume como prefeito, e do ex-senador Romero Jucá. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus. O local foi planejado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura.
Visitas: 728150