Na cidade mais industrializada de Santa Catarina, em Joinville, no Norte, e onde as bicicletas resistem no cenário urbano, é o cavalo Pingo que leva Geovana Almeida Camargo, 47 anos, e Adilson de Borba Cardoso, 46 anos, para votar neste domingo (29).
Com sol forte e temperatura perto dos 30ºC, o trajeto feito na carroça, entre o sítio de Porto do Salvador, e o local de votação, foi cerca de uma hora.
“Viemos pela manhã por causa do sol. Se for mais tarde o animal sofre muito com o calor”, afirma Geovana, com as rédeas nas mãos e sentada na estrutura de madeira.
Na cidade do Norte do estado, são 403.526 eleitores aptos a votar nas 999 seções eleitorais espalhadas. Além de Joinville, Blumenau, no Vale do Itajaí, também tem segundo turno neste domingo. No município, são 247.014
Para a funcionária terceirizada numa empresa de limpeza na Maternidade Darcy Vargas, no centro da cidade, e o catador de material reciclável, votar significa esperança aprendida nos tempos de criança.
O cavalo Pingo é importante para o casal. Sem casa própria, Geovana aceitou morar no sítio da sogra para fugir do aluguel. Ela conta que só consegue ir trabalhar porque o marido a leva até o ponto de ônibus.
Visitas: 728150