O furacão Iota foi rebaixado à categoria de tempestade tropical na tarde desta terça-feira (17), com ventos de 120 km/h, enquanto se movia em direção ao interior da Nicarágua. A previsão é de que ainda nesta terça ele atinja o sul de Honduras.
Iota chegou a ser um potente furacão de categoria 5, e tocou o solo na costa da Nicarágua esta manhã, quase exatamente no mesmo trecho que foi devastado pelo Eta, outro furacão igualmente poderoso apenas duas semanas atrás.
A passagem do Iota deixou dois mortos até o momento, um deles reportado segunda-feira na ilha colombiana de Providencia e outro nesta terça, na comunidade indígena panamenha de Ngabe Buglé.
A extensão dos danos causados nesta terça ainda não está clara, segundo a agência Associated Press, por que grande parte da região afetada estava sem eletricidade, telefone e serviço de Internet, e os fortes ventos dificultam as transmissões de rádio.
Relatórios preliminares citam árvores derrubadas e postes elétricos e telhados arrancados de casas e empresas, mas sem mortes ou feridos, disse Guillermo González, diretor da agência de gerenciamento de emergência da Nicarágua.
Mais de 40 mil pessoas foram deslocadas para abrigos.
Visitas: 728186