Seja bem vindo ao nosso site interhits.com.br interhits.com.br!

Buscar  
Brasil

Penitenciária de Uberaba tem quase 20 casos confirmados de Covid-19

Publicada em 05/11/20 às 05:49h - 77 visualizações interhits.com.br

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Penitenciária de Uberaba tem quase 20 casos confirmados de Covid-19
 (Foto: interhits.com.br)

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) comunicou na tarde desta quarta-feira, 4, que pelo menos 17 detentos da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira testaram positivo para Covid-19. 

O comunicado foi encaminhado à reportagem após questionamento de dezenas de familiares que procuraram o Jornal da Manhã, denunciando o volume de presos com a doença, que até o fim da semana eram somente três

“Obtivemos a informação pelos os meios de comunicação que só havia 3 presos com covid-19, mas essa semana tiveram alguns presos que saíram pro ‘saidão’ e disseram que a situação lá se encontra muito pior do que imaginamos. Muitos presos suspeitos de estarem contaminados, outros com sintomas e sem ter onde recorrer pois lá dentro eles não estão dando a devida atenção”, questiona um dos familiares, que prefere não se identificar. 

Os familiares também pontuam que as visitações têm acontecido somente com todos os cuidados e higienização e distanciamento, e que, por isso, a retomada de visitações não poderia ser considerada como fator disseminador da doença. 

“Tivemos que passar por todos os procedimentos de higienização das mãos, sempre com a máscara e agora a alegação da penitenciária é que os visitantes contaminaram os presos, sendo que os próprios funcionários da penitenciária entram e saem de lá todos os dias e não usam máscara. Agora colocam a culpa em nós, familiares”, pontua. 

Os questionamentos foram levados ao conhecimento da Sejusp pela reportagem do Jornal da Manhã nesta manhã. Em nota, a pasta diz que “conforme o levantamento das 10h desta quarta-feira (4), há 17 detentos da Penitenciária de Uberaba I (Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira) com diagnóstico positivo para a covid-19 e que destes, há um detento internado no Hospital Regional do município para melhor acompanhamento do quadro de saúde e os outros 16 estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença e são acompanhados pelas equipes de saúde da unidade. As alas em que se encontram foram isoladas, por precaução, desinfectadas e todos os servidores e demais detentos do local usam máscaras de forma preventiva”. 

A Sejusp ainda destaca que, desde o primeiro detento infectado, todos os demais presos que tiveram contato com ele foram testados. Assim, foram descobertos os outros casos de covid-19 no local. “Esta semana a unidade inteira passa por testagem. A penitenciária segue todos os protocolos determinados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, afirma a Sejusp. 

Ainda sobre as visitas, a secretaria pontua que a informação não é oficial. “Trata-se de uma pandemia e não é possível precisar a origem dos novos casos”.

Medidas adotadas

Segundo o Sejusp, diversas ações estão sendo realizadas para prevenir e controlar a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais de Minas Gerais incluindo a Penitenciária  de Uberaba I:  

Unidades portas de entrada: Foi adotado um modelo pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional. 

Todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam pelo menos 15 dias em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhadas de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhadas para as demais unidades prisionais do Estado. 

Retomada gradual das visitas: As unidades prisionais receberão visitas presenciais seguindo os protocolos previstos para a onda da macrorregião na qual estão localizadas, exceto aquelas que são classificadas como portas de entrada. Os familiares também podem ter contato com seus parentes de outras três formas: por meio de cartas (ação prevista para todas as unidades e com média de 35 mil recebimentos por semana), ligações telefônicas (cujo número é diferente em cada unidade e deve ser fornecido pelo presídio ou penitenciária; a média semanal é de 15 mil ligações realizadas) ou videoconferências nas unidades em que essa tecnologia já está disponível. Mais de 90% das unidades prisionais realizam visitas familiares por videoconferência. Esta modalidade continuará acontecendo mesmo diante da retomada das visitas. 

Cuidados com quem já está preso: No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo da área da Saúde. Em todas as unidades em que há presos com covid-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva. 

Evitar o contágio via profissionais de segurança: Imprescindíveis para a segurança das unidades, os profissionais estão com as escalas de trabalho dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses servidores intra e extramuros. 

Evitar a circulação de presos para realização de audiências: Foram instalados equipamentos para a realização de videoconferências judiciais em todas as unidades prisionais que estão, aos poucos, se adaptando para uso dessa ferramenta. Com isso, evita-se o deslocamento da maioria dos presos para o ambiente extramuros e diminui-se o risco de contágio pelo coronavírus.

Já foram realizadas mais de 6 mil videoconferências judiciais neste período de pandemia - uma parceria com o Poder Judiciário que deve se estender no período pós pandemia por resultar em ganhos positivos para todos os atores envolvidos. 

Limpeza geral e desinfecção de ambientes: As áreas estruturais como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e, também, veículos estão passando por higienização reforçada, semanal, durante a pandemia. 

Máscaras e EPIs: O sistema prisional está produzindo máscaras para uso nas próprias unidades e segurança de todos. No interior das unidades prisionais já foram produzidas 3,5 milhões de máscaras por custodiados. Todos os servidores são obrigados a circular no interior das unidades de EPIs e, a eles, este material é fornecido sistematicamente. Os presos também utilizam máscaras quando estão com algum sintoma suspeito ou quando pertencem a alas ou pavilhões onde outro detento foi testado positivo para a doença.










WhatsApp (34) 3322-0887
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Videos
Gusttavo Lima - Termina Comigo Antes
Raffa Torres - Ferra Minha Vida
21/04/21Post Malone - Goodbyes ft. Young Thug
Publicidade Lateral
STTILLUS 4
VIP
ART
ZEMA
SICOOB
HILDO
ERICA SENE
CONCEITO
PREFEITURA CF
CAMARA
Notícias Atualizadas
Saiba quem é Rodrigo Morgado, chefe que tomou carro de funcionária, foi preso pela PF e teve carros de luxo apreendidos
IA no mercado do trabalho: veja previsões e análises de executivos de big techs no Web Summit Rio
Estatísticas

Visitas: 728114

Parceiros
XAVIERZEMACAMARAHILDOERICA SENESICOOB

Copyright (c) 2025 - interhits.com.br - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD