Dando continuidade ao estudo para avaliar o motivo do aumento de mortes por coronavírus em Uberaba, Prefeitura vai criar comissão de Monitoramento e Investigação de Óbitos por Covid-19. A equipe de trabalho será instituída a partir desta semana, em portaria prevista para ser publicada na próxima edição do Porta-Voz.
De acordo com o coordenador da regulação municipal, Raelson Batista, o grupo deverá analisar os detalhes do manejo clínico dos hospitais em relação ao tratamento dos pacientes com a doença. “O que a Secretaria de Saúde pretende saber, até mesmo para orientar ações futuras, é se existe alguma diferença de terapia de uma instituição para outra, tempo de internação, se os pacientes que mais estão indo a óbitos são pacientes que apresentam doenças associadas e quais tipos de doenças associadas, entre outros detalhes”, salienta.
O aprofundamento da análise dos dados será realizada por equipe multiprofissional, composta por médicos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos. “São todos profissionais técnicos da saúde, com multi-formação, para avaliar exames, terapia, conduta que está sendo dada aos pacientes, ou seja fazer todo apanhado. Já foram solicitadas as informações atualizadas do que cada hospital está fazendo, por se tratar de uma situação muito dinâmica, em que a todo momento se aprende com a evolução da doença”, ressalta.
A avaliação sobre os motivos para aumento do número de mortes começou a ser feita na semana passada. Levantamento da Vigilância em Saúde aponta que Uberaba tinha uma média de menos de um óbito por dia até agosto, com 32 mortes no respectivo mês. Em setembro, o número saltou para 53 óbitos, representando 1,8 óbito por dia.
Visitas: 728180