Com suspeita de envenenamento, Conselho do Patrimônio Histórico de Uberaba (Conphau) terá de realizar a remoção de árvores no bairro rural de Peirópolis.
Conforme denúncias recebidas pelo Jornal da Manhã, as árvores teriam sido . Porém, a Prefeitura de Uberaba não confirma a hipótese.
De acordo com a assessoria de comunicação, equipes do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Seman) estiveram na quarta-feira (23) no bairro rural para averiguar a condição das árvores, tendo em vista as denúncias de envenenamento.
De acordo com o biólogo Paulo César Franco, que é diretor técnico dos parques e áreas verdes de Uberaba, as equipes constataram quatro árvores em estado de decomposição avançada, com risco de queda, mas que não seria possível averiguar a ocorrência de envenenamento. Além disso, as árvores são muito antigas. Desta forma, ele esclarece que a pasta deve pedir ao Conphau para realizar a retirada das arvores. A medida é necessária por estarem em um local tombado.
"Não foi possível constatar durante a vistoria que se tratasse realmente de envenenamento dado já ao avançado processo de biodeterioração que essas árvores estavam. Algumas já estavam em processo de decomposição há bastante tempo. Nesse caso o procedimento nosso é fazer um relatório e encaminhar primeiramente ao Conphau e depois, os conselheiros concordando, fazer o desmonte dessas árvores, por estarem em risco de queda, já que elas estão em área onde as pessoas vão para recreação, principalmente piquenique", explicou.
Visitas: 728046