Suspeita de reinfecção por Covid-19 em Minas Gerais não traz alteração, por enquanto, em protocolos e regras sanitárias em vigor na cidade. A informação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, ressaltando ser necessário aguardar o fim da investigação para verificar se realmente há casos de reinfecção no Estado.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou ontem que está analisando três possíveis casos de reinfecção por Covid-19 em Minas Gerais. As suspeitas foram registradas em Belo Horizonte, Contagem e Varginha.
Para o titular da Saúde em Uberaba, as ocorrências trazem preocupação sobre o risco de uma nova onda de contaminação no Brasil porque ainda não há vacina disponível contra a doença, mas até o momento os protocolos atuais serão mantidos e não são cogitadas novas medidas restritivas.
Iraci posiciona que uma eventual mudança nas diretrizes de enfrentamento ao coronavírus em Uberaba depende de fatos concretos. Por isso, ele afirma ser necessário aguardar o resultado da investigação científica. “Estamos ainda no escuro”, pondera.
O secretário cita inclusive que houve um caso suspeito de reinfecção em Uberaba, mas não chegou a ser comprovado. A ocorrência nem entrou nos dados divulgados ontem pelo governo mineiro.
Se confirmados casos de reinfecção em Minas ou no Brasil, Iraci avalia que haverá uma movimentação do Ministério da Saúde e do Estado para orientar os municípios sobre medidas a serem adotadas na nova fase de enfrentamento à doença. “A gente fica à espera das recomendações técnicas dos órgãos superiores [...]. Por enquanto, não há posicionamento nesse sentido”, encerra.
Visitas: 728096