O traficante Cosme Roberto dos Santos, o Macumba, preso até agosto do ano passado, é apontado pela polícia como um dos chefes da invasão ao Complexo de favelas do São Carlos, na Região Central do Rio de Janeiro. Em 2019, o criminoso progrediu de regime e foi autorizado pela Justiça a sair da prisão para trabalhar. Ele chegou a ser contratado, mas não foi nem um dia ao trabalho.
A invasão ao conjunto de favelas levou pânico e mortes ao São Carlos e a bairros próximos. O confronto, que começou na quarta-feira (26), durou mais de 24 horas e terminou com cinco mortos – uma das vítimas foi uma mãe que conseguiu proteger o filho de disparos de fuzil.
Cosme, atualmente com 54 anos, foi preso em 1995, depois que a polícia o identificou como chefe do tráfico do Morro da Mineira, comunidade vizinha ao São Carlos. O traficante foi condenado a 73 anos de prisão por homicídio, extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Civil, na época da prisão Cosme estava envolvido no sequestro de John Mendes Reis, filho do então deputado estadual Albano Reis.
Visitas: 728129